Verb@

Caraterísticas Principais

Operações

Movimentação direta de contas de clientes e fornecedores


Emissão simplificada de pagamentos e recebimentos


Cálculo e processamento de juros de mora


Envio de mensagens via email ou SMS para os clientes selecionados

Controlo

Extratos de conta


Mapas de cobrança e pagamento


Avisos de Vencimento


Cartas de confirmação de saldos

Contabilidade

Diários de movimento


Balancetes


Mapas de IVA


Retenção na fonte


Ecotaxas e outros impostos

Consultas

Análise ABC


Volume de negócio


Vendas diárias e horárias


Painel diário

Controlo

Contempla um único armazém


Permite a utilização de múltiplas localizações dentro do armazém 


Inventariação e regularização de existências, via manual, com leitor de código de barras ou através de módulo Android

Características

Lotes


Referências


Controlo por unidades de medida acessórias


Preços e descontos combinados


Suporte de códigos de barras alternativos


Indicação de produtos equivalentes

Operações

Movimentação direta para registo de consumos, quebras, entre outros


Transferências entre localizações


Produção instantânea pela saída de stock (exclusiva da vertente REST)


Produção de doses, a pedido do utilizador (exclusiva da vertente REST)


Composição de produtos para venda em grupo (menus, packs, etc.)


Emissão de etiquetas

Consultas

Diários, Balancetes e Inventário


Previsão e rotação de stock


Pontos de encomenda


Análise de vendas e margens de comercialização

Caixas

Movimentação direta em caixa


Diários de caixa


Possibilidade de funcionamento com fundo de maneio fixo

Bancos

Movimentação direta em contas bancárias


Reconciliação bancária


Exportação de ficheiro SEPA relativo a ordens de pagamento a fornecedores e a débitos diretos a clientes

Bares e Restaurantes

Vertente REST adaptada a ecrãs touchscreen, com gestão de mesas, reservas, programação de happy hours, pedidos à cozinha, consultas de mesa e divisão de conta


Integração com módulo Android de recolha de pedidos, conferência, impressão de consultas de mesa e faturação de pedidos

Ponto de Venda

Otimizada para locais de venda com necessidade de maior rapidez de lançamento, com ou sem utilização de leitor ótico de códigos de barras


Suporta a recolha de pesagens em balanças ligadas ao sistema

Modo Backoffice

Interface destinada a escritórios ou outros locais sem interação direta com o cliente


Suporta um maior conjunto de parametrizações que as restantes opções de faturação

Outras modalidades

Faturação via módulo Android


Faturação automática, mediante programação de periodicidade, para entregas regulares de produtos ou prestações de serviços

Documentos de Transporte

Envio direto à AT dos elementos constantes dos documentos de transporte

Obrigações Legais

Exportação de ficheiro normalizado SAF-T(PT)


Envio da faturação mensal via aplicação Java da AT


Envio da faturação em tempo real via webservices da AT


Exportação do ficheiro para comunicação do inventário a 31 de dezembro

Contabilidade

Possibilidade de integração de movimentos no WEuroPoc, mediante exportação de ficheiro contendo os movimentos de um período

Outras

Integração com serviços de Assinatura Digital Qualificada
(mais informação aqui)


Integração EDI
(mais informação aqui)


Faturação Eletrónica com a Administração Pública
(mais informação aqui)


e-Taxfree com integração online na AT


Rastreabilidade de produtos de tabaco, com ligação à INCM e certificado para integração nos Webservices de tracking do repositório secundário, gerido pela Dentsu Aegis

Encomendas

Gestão de encomendas de clientes e fornecedores, com integração nas diversas vertentes de faturação

Multi-Empresa

Uma instalação suporta a existências de várias empresas em simultâneo, com licenciamento independente


Controlo de utilizadores independente entre empresas

Multi-Posto

Funcionamento em paralelo com múltiplos postos de trabalho


Modo Master/Salve - utilização de vários postos, sem ligação entre si, com sincronização manual com o posto principal (master) por integração de ficheiro

Manutenção

Opção de atualização automática via Internet


Processos de segurança e arquivo da informação integrados na aplicação

(atualizado em 08-03-2022)

Compatibilidade

Os requisitos técnicos para servidores, postos de trabalho e equipamentos Android podem ser consultados aqui.

A faturação móvel com equipamento Android, integrada no processo de rastreabilidade de produtos de tabaco, é apenas garantida na totalidade em equipamentos ZEBRA TC-56 DJ (ou superior).

Não conhecemos limitações de forma a que podemos garantir o funcionamento de qualquer impressora de jato de tinta ou laser que consiga ser instala em ambiente Windows.

Desde que exista driver para Windows, podemos garantir total compatibilidade. No entanto, no caso de se tratar de um modelo pouco usual no mercado ou mais antigo, é aconselhável efetuar um teste junto do fornecedor do programa (ELSIF ou Parceiros).

◊ Aclas OS2X (balança POS all-in-one)
◊ Baxtran XTA [1]
◊ Bizerba CS300
◊ Bizerba D70
◊ Cachapuz EV2002 (pesagem de veículos com mercadoria)
◊ Datalogic Magellan TM 8300/8400 (equipamento multi-funções com scanner e balança) [2]
◊ Dibal G-310
◊ IPESA Basic LCD Smally [3]
◊ OHAUS Aviator 7000 [4]

[1] A balança Baxtran XTA necessita de estar configurada com o protocolo tipo 3 "NCI-General"
[2] Para que a opção multifunções funcione corretamente, deve ser utilizada uma porta série (RS232) diferente para cada um dos periféricos, evitando a utilização de portas série e USB em simultâneo
[3] A balança IPESA Basic LCD Smally deve ser configurada para transmissão contínua
[4] A balança OHAUS Aviator 7000 deve vir configurada de fábrica com o protocolo "Dialog 02/04"

A saber, não existem incompatibilidades com os produtos que existem no mercado, no entanto, no caso de se tratar de um modelo pouco usual ou mais antigo é sempre aconselhável efetuar o respetivo teste junto do fornecedor do programa (ELSIF ou Parceiros).

São suportadas os seguintes modelos:
CashDro 3 e CashDro 5
VNE Automatic Cash
Zarph 604 e Zarph 614
AT·CASH ONE


Contacte a ELSIF ou um Parceiro Autorizado para mais informações.

A saber, não existem incompatibilidades com os produtos que existem no mercado, no entanto, no caso de se tratar de um modelo pouco usual ou mais antigo é sempre aconselhável efetuar o respetivo teste junto do fornecedor do programa (ELSIF ou Parceiros).

◊ Ingenico Desk 3500 (protocolo TCP)[1]

[1]Suporta a impressão do resumo da operação nos documentos emitidos pelo programa (em alternativa à impressão no TPA).

Os módulos Android permitem a impressão de documentos e listagens em formato talão, nos seguintes modelos de impressora Bluetooth:
◊ Zebra MZ-320
◊ Zonerich AB-330M
◊ EuroSys POSIMP88UBT
◊ Bixolon SPP-R310
◊ XPrinter XP-P810
◊ Brother RJ-3035B (requer alteração para a versão de firmware EZP - funcionamento em modo ESC-POS)

◊ SUNMI V2 (apenas VerbaPad, AVVend e AWVendedor)

◊ Zebra ZD421c Barcode Label Printer (apenas para etiquetas)

Também é suportada a impressão para a maioria das impressoras normais, via cabo USB ou Wireless.

Questões frequentes

Opções que este programa não contempla nem está previsto contemplar, mas que poderão encontrar na versão mais completa do nosso programa de gestão WEuroGest:
◊ Utilização de múltiplos armazéns
◊ Recibos em aberto para cobrança
◊ Plano financeiro de prestações
◊ Home-Factoring
◊ Avenças
◊ Gestão de Letras e Livranças
◊ Cheques pré-datados
◊ Módulos adicionais de Produção, Obras e afins.

Alternativa para os clientes que pretendam usufruir das alternativas apresentadas no ponto anterior.

Os clientes de Verb@, poderão, sempre que lhes for conveniente, efetuar um upgrade para o nosso programa de gestão mais completo, designado por WEuroGest. Para o efeito deverão contactar a ELSIF ou um Parceiro Autorizado.

No ato da venda de Verb@ não existe suporte físico. É fornecido apenas o documento oficial de licenciamento e o pacote de instalação, distribuído digitalmente, que deverá ser descarregado deste site pelo cliente ou parceiro e, se o assim o entender, arquivar no seu sistema informático.

Não existe possibilidade de efetuar o downgrade direto de WEuroGest para Verb@.

Sempre que assim for necessário, o cliente deverá adquirir as licenças de Verb@ como se de uma compra nova se tratasse.

O aproveitamento da informação do WEuroGest para a Verb@ estará sempre sujeito ao respetivo orçamento. Note-se que o cliente que pretenda efetuar o downgrade de WEuroGest para Verb@ deverá ter em conta que esta não contempla as operações referenciadas num dos pontos anteriores. Este tipo de informação, não sendo aproveitada, implica sempre algum trabalho extra na conversão bem como na sua reestruturação para enquadramento na Verb@.

Numa conversão de informação de programas de terceiros, apenas é possível o aproveitamento de Fichas de Clientes, Fornecedores, Produtos e tabelas adjacentes, mediante orçamento.
Só garantimos o aproveitamento da informação a que tivermos acesso de forma clara, sem margem para dúvidas e desde que a mesma esteja devidamente estruturada ou seja apresentada em formato Excel ou Txt, com todas as tabelas principais, campos e tabelas adjacentes devidamente identificadas.

O preço apresentado é aplicado a cada fase de conversão. Sempre que depois de executada uma conversão o cliente concluir que se enganou na informação disponibilizada, não tendo fornecido a informação correta, obrigando a uma nova conversão, esta será novamente faturada.

As falhas de informação ou de tabelas relacionais que existirem na informação fornecida pelo cliente, deverão ser colmatadas pelo próprio cliente, manualmente, após a conversão, através do programa Verb@.

O aproveitamento de movimentos e históricos de valores (inventários, balancetes e afins) implicará sempre uma análise profunda da base de dados que contém os referidos históricos e implicará a elaboração de um orçamento que será quantificado com base no tempo de análise, programação e testes.

O Slave nunca poderá efetuar atribuições de documentos, sejam eles de que tipo forem.

O Slave só pode efetuar as seguintes operações (desde que autorizadas em acessos):
Faturação:
◊ Ponto de venda - Superfícies Comerciais
◊ Ponto de venda - Restauração
◊ Ponto de venda - Bares
◊ Faturação de clientes - Backoffice
◊ 2ªs Vias - Faturação de clientes
◊ Impressão e Verificação de documentos em aberto
◊ Alteração do utilizador de documentos em aberto
◊ Painel de Pedidos

Clientes:
◊ Ficha de Clientes (consulta)
◊ Entrada de movimentos
◊ Extrato
◊ Diário de movimentos
◊ Mapas e documentos para cobrança
◊ Resumo de documentos por cliente
◊ Análise Geral de vendas
◊ Análise Geral de Vendas por cliente

Fornecedores:
◊ Listagem de Fornecedores

Stocks:
◊ Ficha do produto (consulta)
◊ Preçário
◊ Preçário com impostos

Tesouraria - Caixa:
◊ Listagem de caixas
◊ Diário de Caixa Simples
◊ Diário de caixa extenso

Tabelas Gerais:
◊ Listagem de todas as tabelas

Procedimentos Diários:
◊ Resumo de vendas por cliente
◊ Resumo de vendas por produto
◊ Impressão do diário de caixa em talão
◊ impressão do resumo diário

Mapas Diversos:
◊ Análise de Vendas Diárias/horárias
◊ Histórico de Trabalho - Log utilizador

Configurações:
◊ Definições gerais da empresa (consulta)
◊ Definições por utilizador (consulta)

Utilitários:
◊ Atualização da Base de Dados
◊ Manutenção de Indexados (otimização)
◊ Exportação de dados para o Master
◊ Teclas de Atalho


A Verb@ permite centralizar a informação de postos independentes ou seja, é possível de um posto considerado central ou master, exportar informação para outro posto remoto independente (exportar produtos, clientes, fornecedores e afins) de forma a que os postos independentes possam efetuar movimentos de faturação que serão exportados periodicamente para o master (note-se que no posto remoto tem de utilizar um utilizador específico, tipos de movimento específicos e afins sendo que neste posto remoto nunca será possível criar clientes, produtos, criar tipos de movimento, taxas de IVA, desenhar novos documentos, efetuar atribuições e afins).

A informação que é devolvida ao master diz apenas respeito às vendas efetuadas pelo utilizador remoto (transitam apenas os movimentos efetuados nada mais).

No posto remoto só poderão ser efetuadas venda, devoluções e a emissão de recibos. Todas as restantes opções deverão ser inibidas por definição de acessos e configurações.