Electronic Data Interchange


O EDI pode ser descrito como um sistema que permite a ligação entre clientes e fornecedores de forma eletrónica, possibilitando às empresas enviarem entre si documentos através da Internet, num formato reconhecido por todos os intervenientes, aumentando a rapidez dos processos e minimizando a utilização de papel.

Os programas de faturação Verb@ e WEuroGest suportam esta via de comunicação através de um módulo de faturação eletrónica que necessita de ser adquirido para o efeito.

Para receção e tratamento das encomendas dos clientes ou envio de encomendas a fornecedores, é necessária também a existência do módulo de encomendas (apenas para WEurGest), que permite a satisfação direta dos produtos encomendados e garante a emissão da respetiva fatura com todas as referências necessárias à correta integração da mesma pelo destinatário. O sistema pode, em alternativa, funcionar sem a vertente de encomendas, apenas para emissão de documentos de faturação a clientes, sendo necessário o utilizador introduzir manualmente a informação necessária em falta.


Todo o processo de comunicação e reencaminhamento dos documentos é assegurada por uma entidade terceira (broker), que garante a operação entre os diferentes sistemas de faturação e a garantia de entrega dos documentos, entre outros serviços.

Disponível para as aplicações Verb@ e WEuroGest, através dos módulos VDigiFact e WDigifact


Integrado nos processos de satisfação de encomendas de clientes e faturação a clientes backoffice


Suporta a receção e integração de encomendas de forma automatizada, sem necessidade de lançamento manual no sistema e emissão automática da fatura pela satisfação da mesma


Suporta o envio de encomendas a fornecedores e a sua satisfação, sem necessidade de lançamento manual no sistema (apenas para WEuroGest)


Contempla o envio direto e receção de faturas, notas de crédito e notas de débito


Permite associar a códigos de artigos diferentes codificações específicas por cliente


Suporta uma entidade de faturação diferenciada da entidade que procede à encomenda


Contempla o funcionamento com diferentes moradas logísticas de entrega


Integração com o broker Generix Group*


Integração com o broker Saphety*


Relação detalhada de todas as operações efetuadas no âmbito deste módulo


Este módulo inclui ainda a funcionalidade de envio de documentos de faturação eletrónica à administração pública no âmbito da contratação pública (mais informação aqui)


*A ligação a serviços prestados por terceiros envolve custos adicionais, variando consoante o broker escolhido e o conjunto de serviços contratados

(atualizado em 23-07-2023)