WEUROPOC

NOTAS
As opções descritas neste documento encontram-se disponíveis a partir da versão 3.0.0.504. Para mais informações sobre como actualizar, consulte www.elsif.pt ou entre em contacto com os nossos serviços.

Não é nossa pretensão com este texto de apoio documentar com precisão como são efectuados os processamentos a nível contabilístico nesta aplicação. Como tal, os exemplos poderão conter erros de classificação, pelos quais não poderemos ser responsabilizados.

Criação de uma nova base de dados para funcionamento com o SNC – abertura da base de dados para suporte de novas contas e movimentos. A opção é a seguinte:

WEuroPoc
    └ Selecção de Empresas
            └ Empresas
                    └ Criar Empresa

Preencher os campos do Código e Descrição para a nova base de dados.

Seleccionar a Norma SNC (e demais configurações aplicáveis).

Clicar em OK no final



Importação do plano de contas padrão do SNC 
– de forma a facilitar a passagem da informação, poder-se-á tirar partido de uma nova base de dados padrão, evitando desta forma uma configuração de raíz do plano de contas:

NOTA
Este passo é facultativo caso já tenha criado o seu próprio plano padrão SNC.

Seleccionar um dos seguintes ficheiros para proceder ao seu download (estes ficheiros encontram-se igualmente numa pasta denominada SNC, no mesmo local onde está instalado o WEuroPoc, para actualizações efectuadas com o pacote de instalação, a partir da versão 3.0.504): 

WEpoc9998.Zip (base de dados apenas com plano de contas SNC e demonstrações financeiras) - este é o ficheiro recomendado para o presente cenário de conversão de informação tendo como origem o POC.

■ WEpoc9999.Zip (além dos elementos constantes do ficheiro anterior, estão igualmente presentes as restantes tabelas de configuração) - aconselhável para situações de início de trabalho, em que os lançamentos serão efectuados de forma manual, sem recorrer à conversão de informação.

Seguindo os passos descritos no ponto anterior, criar uma nova empresa, para onde será importada a base de dados padrão descarregada da internet (utilizando de preferência o mesmo código que o ficheiro descarregado).

Efectuar o seguinte procedimento para importar a base de dados padrão:

WEuroPoc
    └ Selecção de Empresas
            └ seleccionar a base de dados acabada de criar
                    └ Utilitários (no menu das empresas)
                            └ Transferências de empresas

Seleccionar Importar de uma localização em disco, localizar e seleccionar o ficheiro respectivo.

Clicar em Importar e aguardar a conclusão do processo.



Conversão da informação POC em SNC - 1ª parte -  A Preparação:

WEuroPoc
    └ entrar na base de dados SNC correspondente à existente com movimentos do POC
            └ Utilitários
                    └  Conversão SNC

Indicar a base de dados que contém a empresa padrão SNC no campo Empresa Template SNC. De seguida, indicar no campo abaixo a que contém os lançamentos no POC.

Seleccionar o ano para o qual irão ser efectuados os cálculos, e clicar em Carregar.

Antes de se iniciar o processo de equivalência entre as contas, deve-se activar a opção Plano SNC Template. Caso sejam detectadas contas no plano SNC padrão (template) que ainda não existam na empresa actual, estas ficam assinaladas a vermelho na coluna do Plano SNC e é apresentado um botão a propor a Importação das contas do plano SNC Template. As contas assinaladas a azul são as já importadas do plano SNC padrão.

De forma a facilmente se identificarem contas com movimentos, para as quais é obrigatória a existência de equivalência, seleccionar o separador Verificações e clicar em Verificar. Esta opção pode ser utilizada a qualquer momento, aconselhando-se o seu uso antes da conversão final.

A validação de tabelas e configurações e restantes movimentos (pocp, compras e vendas, prodesa e mapas oficiais)  deverá também ser verificada, caso se pretenda a posterior conversão e cópia para a empresa SNC. De modo a tornar mais rápido o processo de verificação, a selecção das opções a verificar poderá ser efectuada individualmente (tudo desligado ou activando uma a uma cada opção).

Após esta verificação estar concluída, é possível navegar nos registos com movimentos (assinalados a vermelho na primeira coluna), através dos botões 



Conversão da informação POC em SNC - 2ª parte:  a definição de equivalências:


Opções a ter em consideração antes do relacionamento de contas:

A associação de contas pode-se desenvolver a dois níveis: a identificação individual da relação entre uma conta de POC e outra de SNC (devendo esta conta existir previamente), ou optar por associar contas intermédias, permitindo a criação automática das contas que não existirem no destino (SNC). Esta funcionalidade denomina-se Criar automaticamente as contas que não existam! e pode ser utilizada sempre que se entender necessário.

Caso as contas do Plano SNC não se encontrem criadas com pontos, deverá ser activada a funcionalidade de Criar as contas sem pontos

Poderá haver interesse nalgumas situações em utilizar a designação original da conta no POC em vez da designação padrão (como é o caso da cópia de contas correntes de terceiros). Para que tal aconteça, é necessário activar a funcionalidade de Caso exista a conta, alterar o título para o original. Esta funcionalidade também pode ser utilizada sempre que for aplicável.

Para se proceder à equivalência entre 2 ou mais contas, há que seleccioná-las na primeira coluna (Plano POC), e clicar no botão >> (assinalado a azul), que se encontra no separador Relacionar Contas.

Se a conta seleccionada não for de movimento (contas de razão ou intermédias) e estiver activada a opção de criação automática de contas que não existam, o aplicativo irá proceder ao desdobramento automático das contas de movimentos associadas à conta seleccionada. O formato da conta no destino depende da opção de desenvolvimento seleccionada:

O desenvolvimento no mesmo nível permite a criação de sub-contas no plano SNC, a partir de contas de razão ou intermédias,  sendo utilizados apenas os últimos dígitos da conta:

 

O desenvolvimento no nível posterior já permite a criação de sub-contas no plano SNC, utilizando a terminação da conta intermédia imediatamente anterior. Esta opção apenas funciona quando está activada a funcionalidade de criação automática de contas.

 

É possível definir um intervalo de contas, utilizando a tecla SHIFT ou a multi-selecção de contas utilizando a tecla CTRL.

Para um aproveitamento posterior destas equivalências (ex: gabinetes de contabilidade com diversas empresas), é possível guardar tudo o que se configura nesta opção (excepto as relações com fichas classificadas como sendo de terceiros), clicando em Exportar Rel. Template. Para a reposição destas equivalências noutra base de dados, usa-se o processo inverso - Importar Relações existentes no Template.

A funcionalidade de Eliminar Relação retira a associação de contas da terceira coluna (Relações), mas não elimina eventuais contas criadas automaticamente. Para tal, deverá ser utilizada a opção de Eliminar Contas. Este eliminação de contas funciona apenas nas contas criadas automaticamente (assinaladas a azul).

A funcionalidade de Imprimir Relação permite listar as relações efectuadas entre as diversas contas.



Conversão da informação POC em SNC - 3ª parte: a conversão:

Após a definição de todas as equivalências, torna-se possível avançar para o último passo - a conversão efectiva dos movimentos.

No separador Converter encontra-se então o botão Converter de POC para SNC para execução desta operação.

No processo de conversão, todas as contas são novamente validadas. Opcionalmente, pode-se optar  por copiar e converter as restantes tabelas e configurações da empresa com o POC. Para tal basta activar a opção de Converter Tabelas e Configurações antes de se proceder à conversão.

IMPORTANTE
A validação de contas no processo de conversão, presentes noutras opções (tabelas, configurações, compras e vendas, pocp, orçamental, prodesa) apenas é efectuada caso as respectivas opções estejam activas no separador das Verificações.

Esta opção só consegue ser executada caso não existam lançamentos no ano da conversão, na empresa actual (SNC).

Neste processo, são ignorados os movimentos dos diários reservados (apuramento/encerramento ano da empresa POC).

No final surge uma mensagem a avisar o utilizador da conclusão do processo.

Caso seja necessário proceder-se a nova conversão, deverão ser eliminados os lançamentos existentes em todas as entradas de movimentos - Entrada de Movimentos (Contas), Lançamento de Compras e Vendas (versão 1 e 2), Movimentos Orçamentais.



Reclassificação de documentos -  esta opção permite a reclassificação de movimentos, de uma forma simples:

WEuroPoc
    └ entrar na base de dados SNC correspondente à já existente com movimentos do POC
            └ Movimentos
                    └  Reclassificação de Contas

Pesquisar os documentos pretendidos, através do número do documento, diário, intervalo de datas, ou de uma conta em particular.

Seleccionar o documento com as contas a alterar, efectuando duplo clique com o rato em cima do movimento, ou carregando no botão Carregar Documento.

No separador Alteração, é possível proceder-se à alteração do diário do documento, bem como aceder aos restantes dados do lançamento. 

Este passo é efectuado clicando no botão > A (ver abaixo)

O botão > I permite a inserção dos valores não alterados na janela da direita, permitindo um mais fácil controlo e conferência às alterações ao documento.

O botão < anula o registo seleccionado na janela da direita, repondo as suas definições originais.

No separador Lançamento Único são mostrados todos os parâmetros do lançamento original, possibilitando assim a reclassificação de qualquer um deles.

Caso haja necessidade de repartir um único lançamento por mais que uma conta, deve-se optar por utilizar o separador Vários Lançamento, onde deverão ser efectuados todos os lançamentos pretendidos.

Ao ser utilizada esta opção, qualquer eventual lançamento efectuado no separados do Lançamento Único é ignorado.

Sempre que um lançamento tenha referência a códigos de iva, não é possível, por esta opção, desdobrar o lançamento.

Para executar as alterações efectuadas, clicar em Aplicar.


© 2009 ELSIF - Informática e Serviços, Lda
Actualizado em: 19.11.2009